quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Rinoplastia

 O que é  a rinoplastia?

A rinoplastia tem como objectivo corrigir as deformações do nariz, tanto estéticas como funcionais.
Esteticamente o nariz pode ser excessivamente longo, largo, desviado, ter “ bossa” ou uma ponta demasiado globosa. 
 Funcionalmente problemas como o desvio do septo e outros podem prejudicar a ventilação.

A rinoplastia permite corrigir estas alterações reduzindo ou aumentando o nariz, alterar a forma da ponta e reduzir as narinas.
O tratamento cirúrgico deve corrigir simultaneamente o componente estético e funcional. Por vezes pode ser necessária a colaboração com um otorrinolaringologista.
Existem diferentes formas de corrigir as deformações nasais. Em alguns casos as cicatrizes são totalmente invisíveis por serem feitas dentro do nariz e em casos mais complexos com grande alteração da ponta nasal pode ser preferível uma rinoplastia com uma pequena incisão externa que fica virtualmente invisível ao fim de algum tempo.
O paciente deve ter espectativas realistas perceber que o seu nariz não existe isoladamente, mas que esta inserido na face onde se encontram outras estruturas que contribuem para a aprencia relativa do nariz.
Um desses pontos de referência são os lábios, o queixo e o comprimento da face.


Qual a anestesia utilizada?

Preferencialmente em casos em que é necessária a alteração da estrutura óssea utiliza-se a anestesia geral. Em casos em que apenas as estruturas cartilagíneas são modificadas isso pode ser feito com anestesia local associada a um tranquilizante ou sedação.



Sem comentários:

Enviar um comentário