sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como escolher um cirurgião plástico qualificado

A popularidade da Cirurgia Plástica faz com que cada vez mais médicos tentem ir ao encontro da procura por parte do público desta especialidade.
  Qualquer médico licenciado pode chamar-se médico ou cirurgião estético daí a importância de encontrar um cirurgião plástico adequadamente treinado e certificado.
  A competência em Cirurgia Plástica implica uma combinação de conhecimentos básicos, capacidade de avaliação cirúrgica, habilidade técnica, ética e capacidade de relacionamento interpessoal de forma a se obter a resolução satisfatória do problema.
  Independentemente do tipo de cirurgia plástica ou estética que esteja a considerar, o factor mais importante no sucesso da cirurgia é o cirurgião que escolher


Como encontrar um Cirurgião Plástico qualificado, experiente e bem treinado?
  Como paciente privado que deseja realizar uma cirurgia estética é livre de escolher o cirurgião que quiser. Mas com tantos cirurgiões para escolher deve investir algum tempo a investigar a suas qualificações, reputação e experência.  Recomendações pessoais são sempre úteis, mas deve ter em mente que os cirurgiões tendem a especializar-se em determinados tipos de cirurgia. Tenha cuidado em basear a sua decisão unicamente em opiniões de alguém porque a situação dessa pessoa pode ser bastante diferente da sua. O cirurgião deve satisfazer critérios especificos para lhe dar um nivel de confiança na suas capacidades.
  São geralmente boas as recomendações do médico de família ou de uma enfermeira de bloco operatório. São fontes menos boas as listas das páginas amarelas, outros anúncios, citação nos media ou recomendações feitas por "um conhecido".
  Deve ter cuidado com cirurgiões que não efectuem essa cirurgia em Hospitais reconhecidos, se pertencem a outra especialidade sem qualquer relação com a cirurgia a efectuar, que tenham má vontade em responder às suas questões ou agem de forma impaciente ou arrogante. Se têm um aspecto pessoal ou do consultório não profissional. Se pressionarem para realizar procedimentos desnecessários.

  A Cirurgia Plástica não é só Cirurgia Estética, inclui também Cirurgia Reconstrutiva na qual o cirurgião ajuda as pessoas a recuperarem as suas vidas e a sentirem-se mais confortáveis consigo mesmas. O cirurgião plástico deve estar treinado nos seguintes procedimentos reconstrutivos: queimaduras, tratamento de feridas e trauma; tratamento de cancro e tumores; correcção de malformações congénitas e lesões adquiridas; cirurgia da mão; cirurgia maxilofacial e craniofacial e  reconstrução microcirurgica.

Qualificações e afiliação
  Quase qualquer médico pode autointitular-se como cirurgião estético sem que isso signifique que tem treino ou experiência em realizar cirurgia estética. Por vezes pode ser dificil decifrar exactamente o que significam as diferentes qualificações e afiliações, por isso apresentamos um guia rapido:
Ordem dos medicos - Colégio da especialidade de Cirurgia Plástica
  Neste colégio estão todos os cirurgiões que completaram seis anos de treino especializado e obtiveram a qualificação de especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Estètica. Para verificar se um cirurgião aparece nessa lista deve conhecer o seu nome  completo e, se possivel, o seu número da ordem dos médicos.

Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética
  Só inclui cirurgiões plásticos. Muitos Membros concentram-se somente em cirurgia reconstrutiva.
A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética - Tlf: 217937412 pode informar sobre a lista de especialistas em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética certificada pela Ordem dos Médicos para exercer em Portugal.

  Os cirurgiões plásticos devem cumprir critérios éticos e aderir a programas de formação continua conhecendo os padrões e as inovações em segurança do paciente.
  Algumas cirurgias esteticas podem ser realizadas por outros especialistas que não cirurgiões plasticos, mas estes cirurgiões devem ter treino especifico em cirurgia estètica. Por exemplo um Otorinolaringologista pode realizar rinoplastia ou orelhas descoladas, um oftalmologista pode realizar blefaroplastias e o cirurgião maxilo facial pode realizar cirurgia estetica da face.
  Mas se pensa em  fazer diferentes tratamentos em diferentes partes do corpo ao mesmo tempo, deve dirigir-se somente a um cirurgião plástico que tenha adequado treino em todos os procedimentos que está a considerar.

  Tratamentos não cirurgicos  são também conhecidos como tratamentos estéticos ou dermatologia cosmética e inclui tratamentos anti rugas como a injecção de toxinas ou de fillers e pode ser feito também por dentistas p.ex..  As toxinas são medicamentos de prescrição médica pelo que devem ser também aplicados por um médico ou pelo menos sob a sua supervisão.


Como escolher uma Clínica de Cirurgia Plástica?
  Com tantas clínicas de cirurgia estética para escolher deve criar uma lista de hospitais e clínicas disponíveis. Se o tratamento estético que está a considerar envolve cirurgia, é bom que essa escolha seja feita com base em documentação factual.
  Depois de ter reduzido a sua lista deve visitar as potenciais clinicas ou telefonar antes de marcar uma consulta com o cirurgião plástico


Questões a colocar ao Cirurgião Plástico
O Dr. J. Seixas Martins pensa que estar bem informado maximiza as suas hipóteses de ficar satisfeito com o tratamento. Deve tentar obter respostas as seguintes questões.
·        Que qualificações tem o médico?
·        É um médico especialista em cirurgia plástica?
·        Que experiência tem em realizar a sua cirurgia?
·        Como se pode preparar melhor para a cirurgia?
·        Que resultados pode esperar e quanto tempo duram?
·        Quais os riscos e complicações do procedimento?
·        Quanto tempo demora a recuperação e o que é que envolve?
·        Quanto tempo tem que ficar afastado do trabalho?
·        Como será o seguimento no pós operatório?
·        Fica com cicatrizes?
·        Se não ficar satisfeita com o tratamento, as correções serão cobradas?
  
Cirurgia estética no estrangeiro?
 Existem agências, clínicas e cirurgiões a oferecer turismo cirúrgico de baixo custo com pacotes em locais exóticos. Mas são seguros?
A ideia de umas férias combinadas com cirurgia estética pode ser muito apelativa, mas os padrões de qualidade podem ser muito diferentes no estrangeiro. Pode ter problemas se algo correr mal, especialmente depois de ter regressado e se necessitar de cuidados de seguimento.
Pode ser difícil ou mesmo impossível avaliar a qualidade da clinica ou hospital antecipadamente assim como ter uma consulta presencial com o cirurgião que a irá tratar até imediatamente antes da cirurgia.

A escolha final

   Se obteve o nome do Cirurgião Plástico de uma boa fonte, verificou as suas credenciais, ficou satisfeito com a sua consulta inicial e tem expectativas correctas par a sua cirurgia, então tem boas possibilidades de ficar satisfeito com o resultado.

Se decidir realizar a sua cirurgia na Clinica Atlanta pode ter a certeza que irá ser atendido por uma equipe especializada e experimentada.

O Dr. J.Seixas Martins tem as qualificações e experiência necessárias á realização da sua cirurgia estética e/ou reconstrutiva. Está registado no Colegio de Cirurgia Plastica, Reconstrutiva e Estética e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, com o nº 31320 da Ordem dos Médicos.

Dr J. Seixas Martins ajudará a obter os resultados que deseja e apoiará ao longo de todo o processo, incluindo o pós operatorio.

Na Clinica Atlanta tratamos o paciente como um todo


Ligue hoje para agendar uma consulta e ver como podemos ajudá-lo a reinventar a sua imagem e a revigorar o seu espirito

Sem comentários:

Enviar um comentário